Blog Cucas
Acesse os conteúdos produzidos por nossos profissionais de comunicação e marketing.
Comunicação interna: o que é e como montar uma estratégia eficaz
A comunicação interna, mais do que informar, conecta times, fortalece a cultura organizacional e garante o engajamento dos colaboradores, influenciando diretamente na produtividade e nos resultados. Uma pesquisa realizada pela Aberje (Associação Brasileira de...
Código de ética e conduta: o que é e qual a sua importância?
Construir uma empresa admirada vai muito além da qualidade dos produtos ou serviços que ela oferece. A percepção de valor é moldada ao longo do tempo, com base nas relações que a organização estabelece com seus colaboradores, parceiros, fornecedores e com a sociedade...
Etarismo nas empresas: como e por que combater
A diversidade e inclusão nas organizações são pilares essenciais para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Contudo, um aspecto frequentemente negligenciado nessa discussão é o etarismo nas empresas, uma forma de discriminação baseada na idade. Diante do...
Planejamento de comunicação para 2024: um guia para elevar suas estratégias
Os desafios globais crescentes revelam algo que todos nós já sabemos: a capacidade de se antecipar às tendências e se adaptar rapidamente tem sido determinante para o sucesso, e até mesmo para a sobrevivência, empresarial. Nesse contexto, o planejamento de comunicação...
Investimentos em comunicação interna: como podem contribuir para as estratégias empresariais?
Com o aumento da complexidade e da competitividade no ambiente de negócios, os investimentos em comunicação interna ganham posição de destaque nas estratégias empresariais. Se antes essa área estava limitada a um papel secundário nas organizações, hoje é vista como...
Employer Branding: como criar a área ou aperfeiçoar a gestão na sua empresa
Apesar de existir há mais de 20 anos, no Brasil, o Employer Branding ainda é um conceito novo que começou a ser trabalhado pelas empresas multinacionais. Tem sido muito utilizado por grandes companhias, principalmente as de tecnologia, que disputam candidatos, os...
Conhecimento, consideração e decisão: onde está o foco da sua estratégia?
Aqui do lado das agências, é cada vez mais frequente receber briefings de conteúdos focados em conversão, ou no fundo de funil, como se diz nas estratégias de inbound marketing. Nada contra as campanhas de performance, aliás, são fundamentais dentro dos negócios hoje...
Inovação sem invencionices: comunicação interna com sensibilidade e sentido
A inovação na comunicação interna está cada vez mais no jeito de fazer de cada marca, na sensibilidade e no propósito com que são desenvolvidas as ações, pensando unicamente no perfil de quem vai receber aquela peça. Inovar pode ser simplesmente investir em um boletim...
Qual é o problema da marca?
Uma estratégia bem sucedida começa com essa resposta O primeiro desafio do trabalho do estrategista é conseguir chegar ao real problema da marca. rita almeida, head de estratégia na AlmapBBDO, na segunda aula do Bootcamp, já desconstrói a ideia convencional que temos...
Comunicação e marketing de dentro para fora
Mais do que discurso para consumidores e prospects, as marcas precisam se comunicar com pessoas, numa relação mais humana, tentando não apenas passar uma ideia, mas vivenciá-la de dentro para fora, mostrando uma comunicação e uma estratégia de marketing alinhadas à...
Educação financeira sem complicação
A gente acredita que pode mudar o mundo com conteúdo, inclusive a nossa falta de intimidade com planejamento e finanças. Por isso, a Cucas tem profissionais especializados no assunto e já participou de muitos projetos de educação financeira, para instituições como...












