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7 de novembro de 2023

Investimentos em comunicação interna: como podem contribuir para as estratégias empresariais?

Com o aumento da complexidade e da competitividade no ambiente de negócios, os investimentos em comunicação interna ganham posição de destaque nas estratégias empresariais. Se antes essa área estava limitada a um papel secundário nas organizações, hoje é vista como decisiva para engajar os colaboradores e fortalecer a cultura organizacional.

Atualmente, a comunicação empresarial movimenta um orçamento superior a R$ 35 bilhões no Brasil, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O levantamento da entidade aponta para um crescimento de 40% na importância e nos investimentos que serão direcionados para comunicação interna, um patamar muito superior ao de outras frentes, como branding (25%), mídias digitais (23%) e relações com a imprensa (21%), entre outros segmentos.

Quer saber por que a relevância dos investimentos em comunicação interna está aumentando tanto e, principalmente, quais ferramentas e estratégias estão transformando essa área? Fique com a gente! Neste blogpost, vamos detalhar esses pontos e muito mais.

O que é comunicação interna e por que investir nela?

A comunicação interna é o pilar que sustenta todas as interações dentro de uma organização. Ela abrange a troca de informações, ideias e valores entre os diversos níveis da empresa, desde a alta administração até os colaboradores da linha de frente. É um processo contínuo que inclui diversos canais e métodos, como reuniões, e-mails, boletins informativos, intranets e plataformas de mídia social corporativa.

O objetivo da comunicação interna é garantir que todos estejam alinhados com as metas da empresa, compreendendo suas funções e responsabilidades. Outro papel essencial da área é fortalecer o sentimento de valorização dos profissionais assim como a sensação de pertencimento. Dessa forma, é um instrumento eficaz para reconhecer tanto o esforço individual quanto o coletivo.

Tradicionalmente, a comunicação interna era vista apenas como um centro de custo — uma necessidade operacional que consumia recursos, mas sem um retorno claro sobre o investimento. Essa perspectiva mudou completamente. Hoje, o investimento em comunicação interna é compreendido como uma parte importante da estratégia empresarial, capaz de gerar benefícios mensuráveis e contribuir para o desempenho operacional e financeiro da empresa.

Investir em comunicação interna é apostar no capital humano da organização. É uma maneira de assegurar que os funcionários não apenas entendam a visão e os objetivos corporativos, mas também se vejam como agentes-chave na realização desses objetivos. Quando os colaboradores estão bem-informados e envolvidos, a eficiência operacional melhora, os erros diminuem e a inovação floresce.

Além disso, um sólido investimento em comunicação interna pode transformar a maneira como a empresa lida com mudanças e crises. Em momentos de incerteza, uma comunicação interna eficaz mantém as equipes alinhadas e focadas, fornecendo as informações necessárias para que todos entendam o contexto atual e os rumos a serem seguidos.

Quais são os benefícios dos investimentos em comunicação interna?

Ao desempenhar o papel central de melhorar o fluxo de informações nas empresas, a comunicação interna se destaca quando consegue incorporar objetivos estratégicos às suas ações. Para isso, é importante trabalhar com objetivos claros a serem alcançados. Confira alguns benefícios a serem considerados no seu planejamento de comunicação interna!

  • Engajamento dos colaboradores

A área consegue motivar os funcionários ao disseminar de forma adequada os objetivos da empresa e ao promover o sentimento de valorização e pertencimento. O resultado se reflete em equipes mais motivadas e produtivas.

  • Eficiência operacional

Um aspecto essencial da área é reduzir os ruídos de comunicação, diminuindo, com isso, mal-entendidos e retrabalhos. Uma comunicação clara economiza tempo e recursos, melhorando a eficiência na organização.

  • Cultura organizacional

A comunicação interna é uma ferramenta para reforçar valores e princípios corporativos, bem como a ética e conduta profissional. Ela ajuda a promover um ambiente positivo e inclusivo.

  • Gerenciamento de crises

Nos momentos mais complexos, críticos ou diante da necessidade de mudanças, a comunicação interna é o caminho para direcionar as equipes, fazendo com que compreendam o cenário e estejam alinhadas aos novos movimentos da empresa. A área também atua para minimizar resistências nesses processos.

  • Incentivo à inovação

A necessidade de inovar, uma demanda crescente nas organizações, faz com que a comunicação interna ganhe importância. Isso porque a área pode estimular o compartilhamento de ideias e criar um ambiente cultural propício à inovação contínua.

  • Atração de talentos

O desempenho da comunicação interna se reflete no fortalecimento da marca como empregadora (employer branding). É um instrumento indispensável para melhorar a comunicação com o mercado, demonstrando a transparência e a coesão da organização com seus valores. Isso se reflete na atração dos melhores talentos.

  • Retenção de funcionários

Responsável por gerar custos incalculáveis, o turnover pode ser combatido com boas estratégias de comunicação interna. A área consegue reduzir a rotatividade ao reforçar o comprometimento de todos com a missão da empresa, fazendo com que todos os colaboradores entendam que os papéis que desempenham contribuem para o sucesso da organização.

Cada ponto acima contribui diretamente para uma vantagem competitiva, traduzindo investimentos em comunicação interna em resultados efetivos e duradouros para a empresa.

Quais tecnologias vão impulsionar a transformação da comunicação nas empresas?

À medida que entramos em uma nova era digital, a comunicação interna nas empresas enfrenta uma revolução impulsionada pela tecnologia. De acordo com a Pesquisa Aberje Tendências da Comunicação Organizacional no Brasil 2023, as tecnologias mais transformadoras citadas pelas empresas que participaram do levantamento são Inteligência Artificial (40%), Apps (36%), Algoritmos (24%), People Analytics (24%), Big Data (24%) e Conteúdo 360° (24%).

Entenda como cada uma dessas tecnologias pode contribuir para as suas estratégias.

  • Inteligência Artificial (IA) — A IA está liderando essa transformação. Prevê-se que ela automatizará tarefas de comunicação rotineiras, permitirá a personalização de mensagens em larga escala e fornecerá insights preditivos para uma comunicação mais eficiente.
  • Aplicativos Móveis (Apps) A mobilidade é chave na comunicação moderna. Apps corporativos customizados possibilitam uma comunicação instantânea e acessível, reforçando o engajamento dos funcionários por meio de notificações e interações em tempo real.
  • Algoritmos Algoritmos avançados podem ser usados para analisar comportamentos ou padrões dos funcionários em canais como as redes sociais corporativas ou outros meios de interação com o público interno. Além disso, também são adotados para personalizar feeds de notícias internos, assegurando que os funcionários recebam informações relevantes para suas funções e interesses, melhorando assim a relevância e eficácia da comunicação.
  • People Analytics — A análise comportamental dos funcionários ajuda as empresas a entender melhor as dinâmicas internas e a ajustar as estratégias de comunicação para maximizar a eficiência e a satisfação no local de trabalho.
  • Big Data — O Big Data oferece uma compreensão profunda das operações e do comportamento dos funcionários, permitindo que as comunicações sejam estrategicamente direcionadas e mensuradas para eficácia em tempo real.
  • Conteúdo 360° — As estratégias de conteúdo têm se mostrado poderosas para melhorar a interação e o alinhamento com o público interno. Há diferentes formatos e canais a serem explorados nas ações de conteúdo para tornar a comunicação interna cada vez mais relevante.

Na prática, os investimentos em comunicação interna impactam todas as áreas da empresa, na medida em que contribuem para a missão da organização. Os recursos direcionados para fortalecer a interação com o seu público interno resultam em um ambiente de trabalho mais integrado e harmonioso, mas também constroem o caminho para que as estratégias empresariais sejam colocadas em prática.

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