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23 de fevereiro de 2021

Indicadores de RH: como melhorar o desempenho com a comunicação

As metas que os departamentos de RH acompanham variam de empresa para empresa, conforme o planejamento estratégico de cada organização. Em geral, os Indicadores de Desempenho ou KPIs (do termo em inglês Key Performance Indicator) consideram uma série de fatores para avaliar o nível de satisfação das equipes, rotatividade, retorno sobre investimento e horas médias de treinamento por colaborador, entre outros.

Independentemente dos indicadores de RH escolhidos pela organização e da forma como o cálculo desses indicadores-chave de desempenho é feito, a comunicação sempre pode contribuir para a melhoria dos resultados. A comunicação interna é uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa e costuma impactar positivamente na motivação, no engajamento e na  produtividade dos colaboradores. Um bom plano de comunicação faz com que o RH se torne mais estratégico e eficiente na elaboração de objetivos e conquista de metas.

Neste artigo, vamos abordar os benefícios de uma comunicação interna assertiva e sua influência nos indicadores de RH. Confira!

Indicadores de RH: por que são tão importantes?

Os indicadores de RH são ferramentas essenciais para uma gestão eficiente, pois permitem observar e analisar o desempenho de diversos pilares da empresa como produtividade da equipe, rotatividade e até competitividade salarial. Além de auxiliar numa investigação criteriosa do negócio, fornecendo um panorama atual e geral sobre os resultados das ações feitas em um determinado período, os KPIs possibilitam definir as próximas ações da empresa – tanto internas quanto externas. Separamos alguns exemplos dos indicadores mais estratégicos:

  • ROI: a sigla significa Return on Investment. Trata-se de um indicador de desempenho importante para o RH identificar os lucros ou prejuízos obtidos em treinamentos, consultoria externa ou novas tecnologias, por exemplo.
  • Taxa de turnover: uma das métricas mais úteis por analisar a quantidade de colaboradores que permaneceram na empresa em um determinado período – um ano, por exemplo. Permite traçar estratégias para diminuir uma possível alta rotatividade de colaboradores e reter talentos.
  • Fator de absenteísmo: um dos principais indicadores de RH, é aplicado para avaliar o número de faltas de um colaborador. Serve ainda para identificar o grau de satisfação dos trabalhadores e traçar ações que melhorem e estimulem seu engajamento.
  • Cálculo de competitividade salarial: faz a comparação com o salário oferecido em outras empresas a fim de propor ofertas mais atraentes, contribuindo para que os colaboradores se sintam mais satisfeitos, engajados e comprometidos com o negócio.
  • Headcount: checa se o número de colaboradores aumentou ou diminuiu nos últimos anos. Caso os números sejam positivos, significa que as ações têm sido adequadas. Se houve uma queda ou estagnação, porém, o ideal é refletir sobre uma remodelação do negócio.
  • Indicadores de desempenho organizacional: são avaliações que convertem dados qualitativos em quantitativos para entender o nível de satisfação dos colaboradores em relação ao clima e à cultura da empresa.
  • Frequência: analisa a pontualidade dos colaboradores, permitindo identificar o compromisso e o engajamento de cada um dentro da equipe.
  • Avaliação de aprendizagem: indicador de RH adotado para confirmar a eficiência dos programas de treinamento, geralmente por meio de uma avaliação realizada pelos gestores.
Imagem em ilustração com símbolos que remetem aos KPIs, que podem ser utilizados como indicadores de RH

Como a comunicação eleva o nível de desempenho dos KPIs

Um estudo da McKinsey Global Institute concluiu que a produtividade aumenta de 20 a 25% em empresas com colaboradores que se sentem conectados e confiam na comunicação interna da sua empresa.

Não importa quais sejam os indicadores monitorados pelo RH. Uma comunicação interna eficiente e assertiva com os colaboradores faz com que a empresa atue de forma integrada, obtendo maior produtividade, engajamento e resultados e, por consequência, melhorando o desempenho dos indicadores.

A comunicação interna é geralmente uma atribuição do RH em diversas empresas e tem um papel estratégico ao transmitir e compartilhar informações relevantes no ambiente corporativo. Entre as vantagens de ter uma comunicação interna eficaz nos negócios, podemos elencar:

Melhor clima organizacional

Por meio da comunicação interna, os colaboradores se sentem motivados a desenvolver relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação. Com um maior envolvimento entre os funcionários, o entrosamento aumenta e as atividades fluem mais facilmente, elevando os indicadores de desempenho organizacional.

Aumento da produtividade interna

As campanhas de comunicação promovidas pela empresa promovem um maior engajamento entre os colaboradores que, ao entenderem melhor o seu papel na organização e o impacto e importância de seu trabalho, passam a se esforçar mais em prol dos objetivos comuns. Com mais motivação e foco, o nível de produtividade também aumenta tanto individual quanto coletivamente.

Redução da taxa de rotatividade

Colaboradores motivados, felizes, reconhecidos e engajados – ou seja, com uma boa qualidade de vida no trabalho – tendem a permanecer por mais tempo na empresa. Isso impacta positivamente na taxa de turnover.

Integração mais eficiente de novos funcionários

Uma comunicação interna assertiva e bem planejada é sinônimo de um ambiente amigável e interativo, o que faz com que recém-contratados se vejam incluídos e integrados assim que chegam à empresa. Ao tomarem conhecimento da história da organização, de seus valores e das funções que deverão cumprir, também se sentirão à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e se aproximar das outras pessoas.

Alinhamento entre objetivos e desempenho

Ao comunicar claramente quais são as condutas e as atitudes esperadas da equipe, a empresa faz com que todos estejam envolvidos em alcançar esses resultados. É um resultado que não só influencia o fator de absenteísmo, como ainda o indicador ROI.

Mais transparência no compartilhamento de informações

Uma comunicação transparente, objetiva e efetiva pode combater qualquer tipo de rumor, minimizar fofocas e evitar informações desencontradas entre os colaboradores.

Boas práticas de comunicação interna

Agora que você já descobriu como os indicadores de RH podem melhorar o desempenho com a comunicação, que tal conferir algumas sugestões que podem melhorar bastante a troca de informações dentro da empresa? Veja algumas estratégias certeiras:

Conhecer bem a empresa e seus colaboradores

Como a comunicação interna busca um alinhamento entre os funcionários e as estratégias da organização, é preciso estudar ambos muito bem. Tome como ponto de partida as informações básicas sobre a empresa: missão, valores, objetivos, história, cultura e dados de mercado. Esse levantamento ajuda na produção de conteúdo destinado aos colaboradores. Para os colaboradores, leve em conta suas experiências profissionais, características de cada equipe, níveis de formação etc. Esses elementos ajudarão a definir o modo como as informações serão compartilhadas.

Elaborar um planejamento

Os objetivos da comunicação interna variam de empresa para empresa, mas para resultados satisfatórios devem buscar o alinhamento com os indicadores de RH: alavancar o nível de satisfação dos funcionários, diminuir o turnover da empresa e impulsionar o índice de metas alcançadas por colaborador ou equipe, entre outros. Ao definir esses objetivos, é possível realizar uma produção de conteúdo específica para cada um. É válido ressaltar que muitas datas relevantes para organização – fundação, por exemplo – podem servir como mote para produção de conteúdo. Campanhas de comunicação com a proposta de conscientização também são uma ideia producente, como alertas sobre os cuidados preventivos em relação ao coronavírus ou a importância do Outubro Rosa e do Novembro Azul.

Promover uma comunicação clara e acessível

Não importante se a mensagem vem da liderança ou circula entre diferentes departamentos: a linguagem deve ser compreendida por todos os destinatários, sem termos técnicos ou palavras rebuscadas. Simplicidade é fundamental numa campanha de comunicação, assim como uma abordagem explicativa e até didática conforme a situação. A dica vale, inclusive, para quando a campanha conta com materiais para diferentes públicos.

Ouvir o que o público interno tem a falar

Colaboradores que têm suas demandas ouvidas tendem a se sentir mais valorizados pela empresa, o que afeta de modo positivo os indicadores de RH. A comunicação interna de qualidade, com escuta, favorece a sensação de pertencimento à organização. Todo colaborador gosta de ver suas opiniões sendo recebidas, consideradas e reconhecidas por seus líderes. E as sugestões que costumam fazer podem contribuir significativamente para a melhoria de vários processos internos.

Utilizar diferentes canais de comunicação

A produção de conteúdo para uma campanha de comunicação deve explorar diversos meios, como e-mail, vídeos, murais, intranet, redes sociais etc. Não é preciso investir em todos, apenas nos mais pertinentes de acordo com a abordagem desejada. Para isso, o RH pode trabalhar em parceria com uma agência de comunicação capacitada a oferecer as possibilidades mais apropriadas.

Reconhecer os esforços dos colaboradores

Vale a pena reconhecer publicamente e recompensar os esforços e os bons resultados de um colaborador ou de uma equipe. Isso pode ser feito em posts nas redes sociais, por exemplo. Lembre-se: profissionais que se sentem valorizados resultam em maior produtividade e engajamento. Os indicadores de RH são capazes de provar.

Com essas recomendações, vai ser mais fácil cruzar as boas práticas de comunicação interna com os indicadores de RH e os resultados almejados.

Agora que você já entendeu que a comunicação interna pode melhorar o desempenho dos indicadores de RH, saiba como mensurar os resultados. Fique no nosso blog e descubra Como calcular o ROI na comunicação interna.