Por que contratar uma agência de conteúdo? - Cucas
59257
single,single-post,postid-59257,single-format-standard,qode-core-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,pitch-ver-1.2, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,grid_1300,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.1,vc_responsive
Agência tailor made

Por que contratar uma agência de conteúdo?

Informação de qualidade é indispensável para qualquer negócio. Podemos dizer que esse é um ativo de valor incalculável, pois é determinante para direcionar todas as ações de uma empresa, da definição de estratégias corporativas à forma como a organização se comunica com todos os seus públicos. Informar corretamente, entretanto, é uma função desafiadora, que depende de serviço profissional e qualificado, muitas vezes desempenhado por uma agência de conteúdo.

Tanto negócios de pequeno e médio portes como grandes empresas – mesmo aquelas que possuem departamentos de comunicação bem estruturados – recorrem à produção e gestão especializadas de conteúdo para atingir objetivos específicos em diferentes áreas, como recursos humanos, vendas, relações com investidores, marketing etc. Isso acontece porque os gestores dessas empresas reconhecem a importância do conteúdo de qualidade como diferencial competitivo e sabem que esse investimento é um dos segredos para o sucesso empresarial.

Neste artigo, vamos explicar o que faz uma agência de conteúdo e que tipo de soluções ela pode agregar ao seu negócio.

O que faz uma agência de conteúdo?
A agência de conteúdo é uma empresa prestadora de serviços especializados em comunicação. Sua principal função é produzir e gerenciar conteúdo distribuído para os públicos de interesse de uma empresa, em diferentes formatos, tais como textos, imagens, vídeos e áudios. O universo de atuação, portanto, é bastante abrangente e contempla, entre outras atividades:

  • redação, edição e revisão de textos para sites, redes sociais, materiais impressos etc.
  • design de peças de comunicação impressas e digitais
  • produção e edição de vídeos e podcasts
  • elaboração e gestão de campanhas de comunicação (cultura, SIPAT etc.)

É importante pontuar que o serviço de uma agência de conteúdo dificilmente pode ser delimitado, porque é preciso avaliar as necessidades de cada empresa ou projeto. Ou seja, o trabalho deve ser planejado e desenvolvido considerando os objetivos a serem alcançados. Dessa forma, é possível que mais de uma solução seja empregada ou mesmo que a agência precise ajustar seu escopo de atuação para atender a necessidades específicas.

Nesse caso, o trabalho desenvolvido pela agência pode ser enquadrado como conteúdo customizado, ou conteúdo personalizado. Por estar mais alinhado às características e necessidades da empresa, esse formato potencializa os resultados desejados.

Os serviços de conteúdo se desenvolvem a partir de quatro etapas fundamentais:

  1. estratégia
  2. planejamento
  3. criação
  4. gestão

Agora, vamos explicar cada uma dessas fases. Confira!

1. Estratégia

O primeiro passo do serviço executado por uma agência de conteúdo é a compreensão, análise e definição da estratégia. Essa etapa vai determinar pontos importantes do projeto ou campanha, entre eles:

  • objetivo;
  • diagnóstico/análise da situação;
  • resultados esperados;
  • público a ser atingido;
  • prazos;
  • insumos/recursos necessários;
  • formatos de conteúdo a serem desenvolvidos.

2. Planejamento
Definida a estratégia, a agência de conteúdo inicia o planejamento do projeto, estabelecendo um plano de ação que defina as atividades a serem desempenhadas, quem executará cada função e qual será o calendário de entregas. Esse planejamento pode ser mais simples ou mais aprofundado, dependendo da complexidade do trabalho.

3. Criação
O trabalho de criação engloba a produção de qualquer tipo de conteúdo: digital, impresso, texto, áudio, arte ou vídeo. É muito comum que diferentes formatos sejam usados em uma mesma campanha. Por exemplo, um banner contempla tanto a redação, a edição e a revisão do texto quanto a identidade visual e a criação artística.

4. Gestão
A gestão dos projetos e das campanhas é outra etapa importante, que abrange o acompanhamento das publicações, sobretudo nos trabalhos que se desenvolvem no longo prazo, como ocorre nas redes sociais e blogs. Entretanto, essa pode ser uma fase pontual de um projeto, especialmente para analisar os resultados obtidos.

Por que e quando contratar os serviços de uma agência de conteúdo?
Nem todo mundo percebe, mas o conteúdo está em tudo. Para as empresas, o conteúdo está, entre outras situações, na:

  • relação de trabalho desenvolvida internamente;
  • divulgação de produtos e serviços para os clientes;
  • publicação de resultados para investidores;
  • educação e orientação dos colaboradores, vendedores e clientes;
  • interação com a sociedade.

Independentemente da atividade principal da empresa, a comunicação será uma das ações fundamentais para o sucesso do negócio, pois tem relação direta com a atração de consumidores, o alinhamento de estratégias internas, a credibilidade da marca etc.

Mas embora o conteúdo permeie todas as áreas da organização, ele não pode ser produzido e gerenciado de qualquer maneira. Assim como o conteúdo de qualidade está associado ao sucesso empresarial, a comunicação mal planejada e executada pode comprometer a imagem e a reputação da marca. Como qualquer outra área do conhecimento, a comunicação depende de especialização e deve ser desenvolvida por profissionais formados e experientes, que serão capazes de avaliar a melhor abordagem para divulgar ações, produtos e serviços da empresa.

A contratação de uma agência de conteúdo é, portanto, um investimento em comunicação. Frequentemente, o serviço especializado da agência se soma ao trabalho desenvolvido pelas equipes internas de comunicação da empresa. Essa parceria fortalece as ações executadas, a partir do alinhamento de estratégias.

Os serviços da agência de conteúdo podem ser mais abrangentes ou pontuais, dependendo dos objetivos e necessidades da empresa contratante. Dessa forma, uma organização pode contratar a agência para atender a todas as suas demandas relacionadas à produção de conteúdo, constituindo uma estratégia em 360 graus, isso é, contemplando diferentes públicos, objetivos e formatos. A grande vantagem, nesse caso, é o alinhamento da comunicação empresarial.

Outra possibilidade é a contratação da agência de conteúdo para a execução de campanhas ou projetos específicos. É o caso, por exemplo, da empresa que contrata a agência para desenvolver e executar ações de inbound marketing, serviço que deve ser desenvolvido no médio e longo prazo. Em outros casos, a necessidade da organização pode ser eventual, como a elaboração de um manual para comunicação interna, como um código de ética e conduta, por exemplo.

Em todos os casos, o que vai definir quando e por que contratar uma agência de conteúdo é o objetivo estratégico da empresa que contrata.

Em resumo, a agência de conteúdo pode contribuir para melhorar os resultados do seu negócio. E se esse é o seu objetivo, os cucas podem ajudar! Vamos conversar?  



Cucas Conteúdo Chat
Conversar no WhatsApp