Construção de autoridade: por que é importante para a sua marca? - Cucas
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Construção de autoridade

Construção de autoridade: por que é importante para a sua marca?

Construção de autoridade

Qual marca não quer se diferenciar da concorrência, conquistar credibilidade e atrair mais clientes para seu negócio? Esses objetivos podem ser alcançados por meio da construção da autoridade digital.

A construção da autoridade digital é um processo de fortalecimento da marca que busca fazer com que ela seja reconhecida como uma referência no mercado. Essa estratégia está muito focada em demonstrar o conhecimento e o domínio da empresa em sua área de atuação.

Chegar a esse nível de reconhecimento exige planejamento, estratégia e produção de conteúdo relevante para o público. É preciso, ainda, persistir nessas ações de forma constante, planejada e consistente, pois leva-se tempo até que a marca se torne uma autoridade em sua área. E, depois disso, é preciso manter o status alcançado.

Quais são as vantagens da construção de autoridade?

A conquista da autoridade digital tem um valor inestimável para as marcas, pois as coloca em uma condição de destaque que, sem ela, dificilmente seria alcançada. Confira os principais benefícios da construção de autoridade.

  • Visibilidade

As marcas reconhecidas como autoridade têm maior visibilidade. Por exemplo, se uma empresa produz conteúdo relevante sobre sua área de atuação, abordando, principalmente, as dores do seu público, com o tempo ela vai se tornar uma referência em relação aos temas que domina.

Dessa forma, os textos e conteúdos que publica no site ou em redes sociais logo alcançarão as melhores posições na página de resultados do mecanismo de busca (SERP, em inglês), devido à resposta satisfatória que entregam aos usuários.

Provavelmente, seu cliente em potencial, seja ele uma empresa ou um consumidor pessoa física, enfrenta uma série de problemas que seu negócio pode ajudá-lo a resolver. Por isso, é importante que sua marca apareça com destaque quando ele buscar respostas para os desafios que enfrenta.

Estar entre os primeiros resultados do Google para um termo pesquisado faz toda a diferença. Pesquisas estimam que 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados. Se sua empresa demonstrar autoridade, ou seja, conhecimento aprofundado sobre o assunto, tende a figurar entre as primeiras posições.

  • Credibilidade

Se sua empresa está focada em solucionar as dores do seu cliente e, para isso, usa o conteúdo como forma de auxiliá-lo nesse processo, suas publicações vão ganhar visibilidade e sua marca vai conquistar a credibilidade do público.

Esse não é um processo imediato, mas uma construção. Na medida em que seu conteúdo entrega valor para o usuário de forma constante e consistente, sua credibilidade aumenta. Seu público vai ter uma boa experiência e entender que pode confiar nas informações que sua marca transmite.

  • Engajamento

Marcas que alcançam a autoridade digital têm maiores chances de engajar seus públicos nas mídias sociais. Afinal de contas, o conteúdo relevante que ganha visibilidade e transmite credibilidade vai atrair mais a atenção dos usuários.

Em relação às redes sociais, vale a pena ressaltar a importância de trabalhar com estratégias complementares, como a produção de conteúdo relevante associada ao investimento em mídia paga.

  • Diferencial competitivo

Entre uma empresa que demonstra autoridade e as demais, a primeira, evidentemente, se destaca prontamente. Isso é o reflexo da maior visibilidade e da credibilidade conquistada. Temos aí um diferencial competitivo.

A partir desse ponto, suas chances de conquistar o cliente aumentam bastante. É importante frisar que a estratégia de comunicação direcionada à construção da autoridade digital deve ser desenvolvida em conjunto com outras ações comerciais, de atendimento e até operacionais.

Depois de atrair a atenção do público, é necessário provar que sua empresa é realmente a mais indicada para resolver as dores do cliente. Contando com a autoridade digital como diferencial competitivo, é possível que mesmo o preço seja um fator menos importante na decisão final de compra porque sua marca terá demonstrado mais valor do que a da concorrência.

 

Como construir a autoridade digital?

Existem diferentes caminhos possíveis para construir a autoridade digital de uma marca, mas algumas etapas são básicas. Confira!

Conheça bem o seu público-alvo

Determinar quem é o público com o qual sua empresa interage é essencial para construir a autoridade digital da marca. É a partir do entendimento sobre o perfil do público que todas as estratégias serão construídas. Quer dizer, o conteúdo que vai ser produzido, a forma como os temas serão abordados, os formatos de publicação do conteúdo, os canais de interação, entre outros pontos, dependem do conhecimento aprofundado sobre o público-alvo.

Entenda as dores do seu cliente

Além de saber quem é o seu cliente em potencial, é necessário identificar quais são as dores que esse público busca resolver. Sua empresa deve ter um conhecimento aprofundado sobre esses problemas para orientar a jornada desse cliente e apresentar as soluções que sua marca tem a oferecer.

Produza conteúdo relevante

A construção da autoridade digital depende do conteúdo relevante, pois é isso que revela para o público o domínio que sua empresa tem sobre o assunto. Dessa forma, você começa a trazer informações úteis que podem fazer toda a diferença na tomada de decisão do seu público (seja um cliente potencial, seja um que já está na sua base). O conteúdo relevante, além de atrair, também tem o potencial de educar e orientar seu cliente em diferentes momentos, demonstrando o valor da sua marca em todos eles.

Crie campanhas de comunicação

O conteúdo relevante precisa ser desenvolvido com base em um planejamento de comunicação. Você pode desenvolver uma campanha para definir que tipo de conteúdo será produzido, em quais formatos e como será distribuído para o público. O conteúdo relevante pode estar em um blog no site da sua empresa, em um e-mail marketing, em uma revista digital, nas redes sociais, em uma plataforma de vídeo; enfim, são inúmeras opções a considerar que podem melhorar os resultados a serem obtidos.

Profissionalize a produção de conteúdo

O conteúdo relevante se destaca pela qualidade que possui, e isso não é alcançado sem bastante esforço. Por exemplo, o conteúdo precisa ser autoral (original), contar com estratégias de otimização para mecanismos de busca (técnica conhecida pela sigla em inglês SEO), estar bastante focado nas dores da persona e nos objetivos a serem alcançados, entre outros pontos.

Contar com profissionais especializados vai potencializar seus resultados e garantir o alinhamento do conteúdo às suas estratégias de comunicação. Vale a pena reiterar que a construção da autoridade digital é um processo, que deve ser planejado e revisto periodicamente para que seja melhorado o tempo todo. Ao longo dessa jornada, você pode contar com o apoio de uma agência de conteúdo.

Pronto para iniciar a jornada rumo à construção da autoridade digital da sua marca? A Cucas Conteúdo pode auxiliar sua empresa nesse processo. Vamos conversar?