Instituições que desejam se comunicar bem e alcançar melhores resultados em 2025 devem se manter atentas às principais tendências em produção de conteúdo. Afinal, hoje não restam dúvidas: o compartilhamento de informações relevantes é uma ferramenta poderosa para ajudar a construir e fortalecer o relacionamento com os públicos-alvo — sejam eles compostos por consumidores, parceiros, investidores ou colaboradores.
Neste post, vamos abordar as cinco principais tendências que deverão compor uma estratégia de comunicação capaz de se destacar e gerar conexão real com a audiência. São elas: a criação de conteúdo proprietário, a variedade e a integração de canais, a diversidade na produção de conteúdo, o letramento na comunicação interna e a humanização dos temas.
O objetivo é trazer dicas práticas e alinhadas às principais tendências de comunicação para 2025.
1. Criação de conteúdo proprietário
Ao elaborar e compartilhar materiais exclusivos e de autoria própria, em formatos como blogposts, podcasts e vídeos, a empresa reforça sua expertise e autoridade no nicho em que está inserida. Esses conteúdos ajudam a transmitir de uma forma autêntica como a questão é vista e tratada, contribuindo também para a construção da identidade da marca.
A prática está entre as mais importantes tendências de marketing de conteúdo para o próximo ano. É um movimento crescente de marcas que estão se posicionando como editoras de conteúdo, estratégia também conhecida como brand publishing. O foco é desenvolver canais alinhados aos interesses e perfis do público.
Vantagens de investir na produção de conteúdo proprietário
- Autonomia: é possível definir o tom, a frequência e os temas abordados, alinhando-os diretamente aos objetivos do negócio e aos interesses do público.
- Engajamento e fidelização: se houver constância e relevância, uma parcela do público tende a acompanhar as publicações, fomentando discussões, trocas e feedbacks importantes.
- SEO: ao otimizar os conteúdos dentro das estratégias voltadas para o destaque nos mecanismos de busca, a empresa melhora a visibilidade orgânica e atrai um tráfego qualificado para seu site, redes sociais e outros canais de interesse.
- Análise de dados: a navegação no conteúdo proprietário capta e armazena informações valiosas sobre o comportamento do público, permitindo refinar estratégias de marketing e da empresa como um todo.
O importante é considerar a combinação de diferentes tipos de mídia na comunicação. Confira dicas estratégicas para o uso de mídia própria, mídia paga e mídia espontânea.
2. Variedade e integração de canais
Lançar mão de diferentes plataformas e formatos dentro da estratégia de comunicação é uma das tendências em produção de conteúdo que promete ganhar ainda mais força em 2025. Essa abordagem contribuiu para aumentar o alcance da mensagem que sua empresa deseja transmitir.
Por que apostar numa estratégia multicanal?
Cada canal tem suas características e atrai públicos distintos: há quem goste mais de se informar pela leitura, outros aproveitam o tempo nos deslocamentos e, por isso, recorrem às plataformas de áudio e por aí vai. Também existe a questão do aprofundamento no assunto: um artigo detalhado no blog pode ser resumido em um reels de poucos segundos no Instagram ou explorado mais a fundo em um episódio de podcast. E existe audiência para tudo isso.
Diversificar os canais aumenta as possibilidades de engajamento e permite que a mensagem seja adaptada ao estilo preferido de cada usuário. É essencial, porém, que haja consistência e padronização na proposta do que se deseja transmitir, para não causar ruídos, interpretações dúbias ou incorretas.
3. Diversidade na produção de conteúdo
É fácil perceber: nunca se falou tanto em diversidade quanto nos dias atuais. Esse é um reflexo da realidade plural e multicultural da nossa sociedade. Mais antenadas, conectadas e exigentes, as pessoas desejam se ver representadas nos posicionamentos das empresas com as quais se relacionam.
Sugestões para incluir a diversidade na produção de conteúdo
- Formar equipes diversas: atuar com pessoas que representam diferentes origens, etnias, gêneros, idades e experiências é um bom ponto de partida, já que elas podem oferecer perspectivas distintas e enriquecer o storytelling da marca.
- Investigar o público: é muito importante realizar pesquisas para entender as expectativas dos diferentes perfis de clientes e colaboradores da sua marca. Dessa maneira, fica mais fácil garantir que as narrativas que vocês escolherem abordar contemplem conteúdo relevante para variados grupos.
- Manter o olhar atento: vivemos um tempo de transformações constantes e rápidas. Por isso, é fundamental revisar continuamente a estratégia de conteúdo a fim de evitar questões como posturas obsoletas e o fomento de estereótipos.
Para além de uma tendência, adotar uma comunicação diversa demonstra compromisso com valores sociais importantes, como inclusão, igualdade e respeito. Isso só reforça a importância de contemplar diferentes perfis e abordagens nas estratégias de conteúdo para 2025, fortalecendo tanto o alcance quanto a reputação da marca.
4. Letramento na comunicação interna
Chamamos de letramento o processo de educar e capacitar pessoas, nesse caso os colaboradores, para compreenderem e aplicarem conceitos importantes, como diversidade, sustentabilidade, saúde e bem-estar, no contexto organizacional. A iniciativa seguirá em alta no próximo ano, graças à sua importância para o fortalecimento da cultura empresarial.
Como incluir o letramento nas estratégias de conteúdo?
- Mapear as necessidades de aprendizagem: pesquisas e/ou entrevistas ajudam a identificar quais temas são mais relevantes, além dos que geram mais dúvidas e merecem ser reforçados às equipes.
- Desenvolver uma agenda de conteúdos: o cronograma anual de iniciativas deve conter propostas variadas como workshops, treinamentos digitais e campanhas de conscientização.
- Aproveitar as reuniões e eventos: inserir momentos dedicados ao letramento em encontros regulares ajuda a integrá-lo mais naturalmente à estratégia da empresa e reforça os aprendizados.
- Incentivar o feedback contínuo: é essencial disponibilizar canais para que os colaboradores possam sugerir temas, compartilhar experiências e avaliar os conteúdos oferecidos.
Quer se aprofundar no tema? Saiba mais sobre letramento em saúde nas empresas e confira mais dicas para as campanhas de comunicação interna.
5. Humanização do conteúdo
Humanizar o conteúdo significa criar narrativas que conectem emocionalmente a marca ao seu público. Nessa estratégia, as marcas dão destaque a histórias reais, autênticas e centradas nas pessoas, indo muito além de uma abordagem sobre produtos e serviços.
A estratégia ganha cada vez mais força porque vivemos um tempo saturado de informações automatizadas e impessoais. Na contramão disso, a humanização tem grandes chances de gerar empatia, identificação e fidelidade à marca.
Ideias para humanizar a produção de conteúdo
- Dar voz aos colaboradores: inclua os funcionários nas narrativas, mostrando quem está por trás dos produtos ou serviços oferecidos. Vídeos de bastidores e depoimentos são ótimos para isso.
- Envolver os consumidores na criação: experimente lançar campanhas colaborativas que incentivem os consumidores a compartilharem suas histórias relacionadas à marca.
- Valorizar causas sociais: cada vez mais ganham destaque empresas que conseguem alinhar os conteúdos aos seus valores, abordando temas sociais relevantes, como diversidade, sustentabilidade e inclusão.
- Usar formatos interativos: use opções como enquetes e lives para abrir diálogo com o público e mostrar que a empresa está disposta a ouvir e construir sua marca em conjunto.
Mensuração de resultados e melhoria contínua
A área de comunicação está em constante evolução e a produção de conteúdo precisa estar atenta ao desempenho para melhorar continuamente. Tão importante quanto ter um bom plano de ação é verificar se os resultados foram satisfatórios.
Procure identificar as métricas quantitativas ou qualitativas que sejam adequadas para indicar se a comunicação está no caminho certo ou precisa de ajustes. Isso vai depender dos objetivos traçados e até mesmo dos problemas que a empresa procura resolver.
Vale até mesmo ir além das métricas tradicionais da comunicação, como engajamento e alcance, e combinar esses parâmetros com indicadores de recursos humanos. Tratamos de forma mais aprofundada dessa questão em um artigo sobre estratégias de comunicação interna, do planejamento à mensuração.
É hora de colocar tudo isso em práticas
As tendências em produção de conteúdo que abordamos consideram as movimentações mais recentes do mercado e oferecem caminhos para sua empresa transformar a comunicação em uma poderosa ferramenta de engajamento e crescimento.
Que tal aproveitar as tendências em produção de conteúdo no planejamento de comunicação para 2025? Conte com apoio especializado para aplicar as estratégias de maneira personalizada para o seu negócio. A Cucas tem mais de 15 anos de experiência, dando suporte a grandes empresas nas suas necessidades de comunicação.