Mídia própria sem projeto editorial? Cuidado, seus esforços podem ser prejudicados pela falta de padrões claros e eficientes para as publicações.
Sabe quando você acessa o site favorito de notícias e prevê exatamente como vai encontrar a informação, a maneira como ela vai ser apresentada a você? Os veículos de comunicação têm um perfil específico, que pode ser observado dos aspectos visuais à conduta ética relacionada às publicações.
Existe uma boa razão para que as coisas sejam assim: sem uma linha editorial clara e bem definida, o conteúdo se torna inconsistente, o que prejudica a percepção do público. Isso também vale para as empresas que estão investindo em mídia própria e conteúdo proprietário.
Uma linha editorial clara garante que o seu conteúdo mantenha uma identidade única e seja reconhecível pelo público. Mais do que isso, ela define padrões que ajudam a preservar a qualidade, consistência e relevância de cada publicação.
Sem esses parâmetros, é fácil que o conteúdo perca foco, tornando-se incoerente e dificultando a conexão com os leitores. Ao invés de contribuir para a construção da autoridade da marca, uma comunicação sem direção pode gerar confusão, afastando os usuários.
Para quem produz o conteúdo, a linha editorial facilita a rotina. Se você está trabalhando com uma linha editorial bem estruturada, tudo funciona melhor, porque há um direcionamento claro que ajuda na definição das pautas, nos processos de criação e até nas etapas de decisão e aprovação.
Na ansiedade de construir posicionamento, essa etapa, de elaboração do projeto editorial, muitas vezes é sacrificada. Mas, acredite, isso é o que vai garantir efetividade e eficiência a longo prazo.