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31 de agosto de 2020

Como avaliar preço, agilidade e qualidade nos serviços de comunicação?

A comunicação tem o poder de transformar a percepção das pessoas sobre as marcas. Por isso, os serviços prestados por empresas especializadas nessa área ganham cada vez mais relevância. A questão é como avaliar preço, agilidade e qualidade nos serviços de comunicação, para escolher a agência que melhor atende às suas necessidades?

Produzimos este artigo para ajudar você a qualificar o processo de escolha dos fornecedores em comunicação, levando em consideração os aspectos que farão toda a diferença na estratégia do projeto que será desenvolvido ou dos serviços que serão contratados. Vamos explicar:

  • Qual é a importância da comunicação?
  • Como planejar a contratação de serviços em comunicação?
  • Como avaliar preço, agilidade e qualidade nos serviços de comunicação?

Esperamos que este conteúdo facilite o processo de escolha dos seus prestadores de serviço e sirva de referência para melhorar o seu planejamento em comunicação. Boa leitura!

Qual é a importância da comunicação?

A comunicação gera vantagem competitiva às empresas. Afinal de contas, não basta ter o melhor serviço, o produto mais qualificado do mercado ou oferecer um atendimento de excelência. É preciso comunicar adequadamente todos os atributos da marca para atrair o público e reter mais clientes.

Para as empresas, a comunicação é fator decisivo na obtenção de resultados em diferentes áreas. As campanhas, projetos ou planos de comunicação podem ser direcionados ao público interno, elevando, por exemplo, o engajamento dos colaboradores. Junto às equipes comerciais, as estratégias podem qualificar o processo de vendas, ampliando o desempenho do setor e, inclusive, estimulando consumidores a elevarem seus padrões de compras para produtos ou serviços de maior valor agregado (trade up).

Há, ainda, o papel fundamental da comunicação com os diversos públicos de interesse (consumidores, potenciais compradores da marca, outros parceiros e a sociedade, em geral). Nesse caso, as campanhas podem contemplar diferentes abordagens, com estratégias digitais, campanhas publicitárias e soluções customizadas ao seu negócio.

Por ser uma área tão abrangente, a comunicação se desdobra em diferentes possibilidades, que variam de acordo com os objetivos a serem atingidos. Contar com serviços especializados nessa área é uma opção eficiente para contemplar todas as necessidades de comunicação da organização, sem precisar absorver operações tão complexas dentro da empresa.

Como planejar a contratação de serviços em comunicação?

Escolher a melhor agência prestadora de serviços em comunicação é uma tarefa desafiadora, muitas vezes, pois há uma série de condições a considerar antes de tomar a decisão. Afinal de contas, como avaliar preço, agilidade e qualidade nos serviços de comunicação? Não existe uma resposta padrão, entretanto, vale a pena aprimorar ao máximo o processo de escolha, a fim de garantir que sua empresa poderá contratar o serviço adequado às necessidades do negócio, por um preço justo.

Pensando em qualificar esse processo de escolha indicamos um passo a passo que pode ser valioso na hora de contratar serviços de comunicação. Para que você trabalhe com esse conteúdo de forma eficiente e chegue à melhor conclusão, vamos detalhar as etapas por meio de perguntas. Antes de contratar os serviços de uma agência de comunicação, consulte esse roteiro e responda às questões que detalharemos a seguir. Assim, as suas chances de encontrar o melhor parceiro nessa área aumentam.

1 – Quais são as suas necessidades?

As campanhas de comunicação devem partir de um objetivo a ser alcançado. Ter isso em foco será determinante para identificar as soluções necessárias à empresa e o que uma agência deve ter ou oferecer com o objetivo de atender às exigências do seu negócio. Esse é o momento de identificar qual situação está demandando um trabalho de comunicação. Esses serviços, como mencionamos, podem ser direcionados a diferentes propósitos: fortalecimento da marca, aumento das vendas, atração de novos clientes, engajamento do público interno etc.

2 – Que tipo de solução pode ser adotada?

Partindo das primeiras definições sobre as necessidades da empresa em relação à comunicação, é possível traçar soluções a serem adotadas. Nesta etapa, não se preocupe em buscar respostas definitivas. O importante é considerar quais ações são compatíveis com os objetivos traçados. É o momento de imaginar possibilidades e analisar ideias que possam se adequar ao que a sua empresa precisa para que você consiga prever a complexidade do trabalho a ser contratado. Depois, essas soluções podem e devem ser aperfeiçoadas em conjunto com a agência de comunicação, que também trará contribuições, indicando novas ideias e caminhos a partir de uma análise mais aprofundada.

3 – Qual é o orçamento direcionado a essas ações?

A perspectiva de custos é muito relevante para planejar a contratação de uma agência de comunicação. O ideal é que o orçamento não seja tão rígido, de modo que possa ser ajustado considerando as soluções que serão desenvolvidas e os melhores resultados ao seu negócio. Entretanto, ter alguma previsibilidade sobre quanto poderá ser investido em campanhas ou projetos de comunicação vai facilitar a adequação da solução ao investimento que a empresa pode fazer no momento.

4 – Como uma agência de comunicação pode ajudar?

Nesta fase, os principais direcionamentos do serviço a ser contratado já foram avaliados. Ainda que seja necessário fazer ajustes no que foi programado até aqui, as informações iniciais deverão indicar como uma agência de comunicação poderá ajudar sua empresa a alcançar os objetivos que deseja. Isso porque os propósitos do projeto já estão definidos. Assim, você conseguirá identificar que tipo de agência de comunicação se encaixa nessas definições. Então, é possível iniciar a sua pesquisa considerando os prestadores de serviço que desenvolvem a solução compatível com as suas necessidades. É importante buscar, sobretudo, agências que desenvolvam projetos customizados, personalizando soluções de acordo com o perfil da empresa.

Pronto! Você já tem um planejamento básico do serviço que precisa contratar. Agora, ficará mais fácil analisar questões mais aprofundadas como preço, agilidade e qualidade nos serviços de comunicação.

Como avaliar preço, agilidade e qualidade nos serviços de comunicação?

As soluções em comunicação atendem às necessidades específicas das empresas, por isso, devem ser analisadas considerando o que é relevante ao seu negócio. Ter um plano básico sobre o serviço a ser contratado, conforme detalhamos anteriormente, ajuda muito nessa análise. A partir desse direcionamento, comece a avaliação ponto a ponto.

Preço

Se você tem a previsão do orçamento, considerando a possibilidade de flexibilização para adequar às soluções que melhor se encaixam às necessidades da sua empresa, já possui um bom ponto de partida. Entretanto, nunca limite a decisão ao preço. Aquela história de que o barato sai caro é muito verdadeira. Então, para evitar dor de cabeça, busque o equilíbrio entre custo e benefício. Ou seja, considere o orçamento proposto pela agência a partir da complexidade e da qualidade do serviço que será desenvolvido.

Agilidade

Comunicação depende de prazos razoáveis para ser planejada e executada até gerar resultados. Esse trabalho, muitas vezes, contempla etapas complexas, como desenvolvimento de identidade visual, planejamento das estratégias digitais, pesquisas sobre o público-alvo e apuração de informações para criação de conteúdos assertivos. Porém, é importante que todas essas etapas se desenvolvam com eficiência e considerando entregas compatíveis com o planejamento prévio previsto no direcionamento inicial do projeto ou da campanha. Uma agência de comunicação ágil será capaz de entender essa demanda e de sinalizar o prazo necessário para entregar os resultados esperados, mesmo que seja por meio de devolutivas parciais no decorrer do período de contrato.

Lembre-se de que a agência de comunicação trabalha com informações repassadas pela empresa contratante sobre o projeto, os serviços e os produtos que precisam ser divulgados. Portanto, a agilidade depende muito dessa troca. Quanto mais dados e detalhes relativos ao projeto forem compartilhados rapidamente, mais ágil e satisfatória será a entrega.

Qualidade

Avaliar a qualidade de um serviço que ainda não foi contratado é sempre um problema. No entanto, há alguns mecanismos que permitem fazer uma avaliação prévia mais adequada. Alguns pontos que você pode consultar sobre a agência de comunicação que pretende contratar são:

  • Tempo de mercado: é válido ressaltar que agências que já se consolidaram no mercado têm um modelo de negócio que funciona e que gera resultados para os clientes, caso contrário, não sobreviveriam por tanto tempo.
  • Expertise: algumas agências se especializam em determinados tipos de serviços ou em segmentos de atuação. Por exemplo, há agências que são mais voltadas para campanhas publicitárias, outras que se dedicam com mais ênfase ao marketing digital e há as que desenvolvem projetos customizados, considerando soluções em diferentes áreas para atender às necessidades dos clientes. Avalie o tipo de serviço que melhor se encaixa à sua demanda.
  • Clientes atendidos: verificar quais empresas já contrataram os serviços da agência é outro indicativo da qualidade oferecida. Essa informação vai indicar o tamanho dos clientes que já foram atendidos pela agência, bem como ramos de atuação.
  • Cases: outro ponto fundamental para entender a qualidade do serviço entregue pela agência são os trabalhos que ela já executou, os chamados cases. É comum que as agências de comunicação divulguem seus cases no próprio site, indicando os projetos que foram desenvolvidos e detalhando desafios vencidos e resultados alcançados.

Todos esses aspectos, quando avaliados em conjunto, qualificam a escolha da agência de comunicação, aumentando as chances de sucesso das suas campanhas ou projetos.

Se você gostou desse conteúdo, continue navegando no nosso blog. Leia o artigo Por que contratar uma agência de conteúdo? e aprofunde seus conhecimentos.