Início | casos que contamos

Comunicação com franqueados e força de vendas

PROBLEMA: o Grupo Boticário conta com mais de 4 mil lojas físicas e 18 mil colaboradores diretos. Na ponta da operação comercial estão os franqueados e a força de vendas e ambos têm grande responsabilidade na conversão e nos resultados do varejo. Esses profissionais precisam conhecer o portfólio das marcas, lançamentos, mecânicas promocionais, entre outras estratégias. Informações que mudam, em média, 15 vezes no ano. O desafio era aperfeiçoar os materiais de apoio existentes para os dois públicos, considerando as especificidades de informações indispensáveis para cada função e a facilidade para a navegação e a leitura, uma vez que o tempo desses profissionais é bastante escasso.

SOLUÇÃO: a Cucas Conteúdo atuou no desenvolvimento de materiais para as marcas O Boticário, Quem Disse, Berenice? e Eudora, com o objetivo de otimizar os conteúdos e propor layouts mais dinâmicos e visuais para aumentar o engajamento dos profissionais. O trabalho incluiu:

 

  • edição criteriosa para segmentar os conteúdos destinados a cada público;
  • adequação da linguagem para cada público e, ao mesmo tempo, para trazer unidade no tom e no discurso, mantendo o alinhamento com outros canais da empresa;
  • organização das informações, com a criação de editorias e recursos para agilizar a consulta em qualquer momento da jornada de trabalho;
  • criação de materiais interativos, como quizzes que certificam que a informação foi corretamente fixada pelos profissionais de vendas.
RESULTADOS: a parceria de trabalho da Cucas com o Grupo Boticário vem se desenvolvendo (e crescendo!) desde 2020. Ao longo desse período, já realizamos a entrega de mais de 200 materiais, ou 6 mil páginas de conteúdo informativo segmentado, destinadas à atualização e ao aprimoramento de colaboradores de áreas específicas: uma necessidade crescente para elevar o nível dos times e aumentar a competitividade frente à concorrência.

De acordo com um levantamento interno da área responsável no GB, o material De Olho no Ciclo, de O Boticário, referente ao ciclo 12/2023, obteve 98% de satisfação da rede de franquias: 10 pontos percentuais acima do índice levantado em janeiro do mesmo ano, antes da implementação de diversas mudanças no projeto.