A maior falha dos líderes está na comunicação, de acordo com 8 em cada 10 executivos de RH
Enquanto empresas investem em atração e retenção de talentos, uma falha básica continua prejudicando o sucesso de equipes inteiras: a comunicação ineficaz da liderança.
Uma pesquisa da AL+ People & Performance Solutions mostra que 82,61% dos executivos de RH citam problemas na comunicação e transparência como a principal deficiência nos líderes atuais.
Sabemos o quanto é importante investir em comunicação para que as empresas atinjam seus objetivos estratégicos, melhorem o clima organizacional e fortaleçam o relacionamento com todos os públicos.
Mas será que as organizações estão desenvolvendo um trabalho de comunicação focado nas lideranças?
Os líderes também precisam ser preparados para a comunicação com suas equipes. Isso faz ainda mais sentido diante das transformações que estão impactando as empresas, como formatos diferenciados de trabalho, acesso a novas tecnologias, avanço das ações socioambientais, entre outros pontos.
As políticas de diversidade e inclusão, por exemplo, exigem que os líderes compreendam melhor o assunto e até revejam aspectos importantes de linguagem e comunicação. O mesmo vale para as iniciativas de combate ao assédio nas empresas.
Por muito tempo, o media training tem sido o principal investimento voltado às habilidades de comunicação das lideranças. Realmente, é fundamental que os líderes estejam preparados para a comunicação externa, com a imprensa.
E quanto à comunicação interna? Ela também requer treinamento, aprimoramento e investimento focado nas lideranças. Concorda?
Por Pablo Assolini, head de atendimento e negócios da Cucas Conteúdo