Muito mais do que detectar e consertar os chamados “erros de português”, que mesmo os profissionais da comunicação ainda cometem a torto e a direito, um bom revisor tem papel estratégico no trabalho de construção de uma marca forte no mercado.
Isso porque ele funciona como um filtro entre o que se produz em nome da empresa e a comunicação com o consumidor. “A revisão agrega valor indubitável ao produto. O revisor funciona como um ‘controle de qualidade’ de entendimento da mensagem. O trabalho é complexo e vai desde a revisão de obras completas, como livros e apostilas, até a conferência de uma imagem aplicada num anúncio, por exemplo, que pode ou não estar compatível com o texto”, explica a revisora e formadora Ana Lúcia Sesso, parceira da Cucas em projetos editoriais.
Há mais de 30 anos no mercado, ela confessa que já viu, por diversas vezes, erros grotescos de revisão associarem marcas de evidência a negligências que poderiam ter sido evitadas com um cuidado maior sobre o material produzido.
E para os que ainda acreditam que escrever certo ficou mais fácil com o advento das ferramentas tecnológicas de corretores de texto, Ana também tem um recadinho importante: “Todas essas ferramentas têm limitações. Em geral, estão configuradas de acordo com um determinado dicionário. Porém, é preciso considerar que a língua é atualizada diariamente. E o corretor de texto pode não incorporar essas novidades, tais como gírias e jargões”, explica.
Com o serviço de revisão incorporado ao conteúdo produzido, a qualidade do texto só aumenta. Esse pode ser um diferencial importante na competitividade de mercado.
Legenda: Seja em materiais editoriais, técnicos ou publicitários, a revisão é muito importante para evitar erros.