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24 de abril de 2024

7 desafios da IA para comunicadores

As ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa podem ser aliadas da comunicação institucional, no entanto, apresentam desafios com os quais os profissionais da área terão de lidar. 

1 – Falta de criatividade e originalidade: como o texto gerado por IA se baseia em padrões e dados existentes (páginas da web, livros, artigos científicos e imagens, entre outros), o conteúdo gerado não é original. A falta de criatividade e originalidade resulta em um texto com perda de qualidade e de conexão emocional com o leitor. É importante entender a ferramenta como um simples assistente.

– Precisão: já houve casos em que a IA “inventou” fatos sobre empresas, site e assuntos específicos. O ChatGPT chegou a gerar textos sobre casos jurídicos que nunca aconteceram. Por isso, a verificação/checagem do conteúdo gerado é essencial.

– Conteúdo que não comunica: as ferramentas de IA podem não conseguir compreender as sutilezas da linguagem, do humor, do sarcasmo, de referências culturais, gerando textos carentes de nuances e do contexto necessário para uma comunicação eficaz.

4 – Cuidado com o uso indiscriminado:  as respostas geradas pela ferramenta de IA podem estar desatualizadas – desconfie!

5 – Controle de qualidade: mesmo com os avanços, a IA ainda pode produzir textos com erros gramaticais, imprecisões ou inconsistências.

6 – Viés e discriminação: a IA pode gerar textos com vieses existentes nos dados que foram usados para treiná-la. Dados tendenciosos, que não reflitam diversidade, que não captem todas as perspectivas possíveis em relação ao tema pesquisado, podem reproduzir e perpetuar estereótipos nos resultados gerados.

7 – Plágio: é possível que a IA gere um texto inteiro muito semelhante a outro já existente, ou até utilizando trechos iguais, palavra por palavra. Procure fazer pesquisas com fontes originais e não assuma como suas as ideias de outros autores.